Município de Condado é exemplo no controle do Aedes aegypti
Método peixaria revolucionou saúde pública do interior da Paraíba
03/10/2023 00h00min
noticias
O município de Condado, localizado na Paraíba, vem adotando com sucesso, desde dezembro de 2019, o método de controle biológico de foco do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio do que é conhecido como o "método peixaria". Essa abordagem tem se mostrado altamente eficaz na redução e eliminação de focos do mosquito, trazendo benefícios significativos para a saúde pública da comunidade. A equipe de filmagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde foi até Condado (PB) e acompanhou o projeto.
Diante de altos índices de infestação e muitos casos notificados dessas doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Condado decidiu investir no método peixaria como uma alternativa mais eficiente e rápida no controle e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. O método utiliza a introdução de uma espécie de peixe conhecida regionalmente como "barrigudinho" em reservatórios de água parada, como caixas d'água, tanques e tambores, sem causar nenhum problema ao morador ou ao reservatório. A introdução desse método, por meio dos Agentes de Combate a Endemias, feita gratuitamente, foi uma das vencedoras da mostra “Brasil aqui tem SUS” no último Congresso Nacional do CONASEMS em Goiânia-GO.
O município conseguiu reduzir drasticamente os focos do mosquito em áreas de alto risco, diminuindo assim os casos de dengue, zika e chikungunya e zerando o Índice de Infestação Predial (IIP), que foi de 6,0 em 2019 e atingiu 0,0 em janeiro de 2023, de acordo com dados oficiais.
O sucesso desse método serviu de exemplo para outros municípios da região. A metodologia foi compartilhada. Essa colaboração regional tem o potencial de impactar positivamente a saúde pública local. Em breve, este webdoc será lançado no canal. Fique atento!