Gestão Municipal do SUS


Inscrição
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS

O curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS, na modalidade a distância, possibilitará aos gestores uma formação complementar sólida, com momentos para reflexões e interações sobre o espelho da realidade do cotidiano da Gestão Municipal do SUS em que as estratégias compartilhadas permitirão o repensar da prática em diferentes cenários do território brasileiro ao considerar não apenas o aspecto político, mas também os aspectos éticos, técnicos e administrativos.

O Projeto Pedagógico para o CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO MUNICIPAL DO SUS prevê ações baseadas na interação com o aluno e na concepção do aluno como sujeito da aprendizagem. A utilização das ferramentas de ensino à distância neste processo de formação permitirá a inclusão dos gestores municipais do SUS em diversas localizações, promovendo o aprimoramento e reflexão sobre a própria prática enquanto inseridos no serviço. Além de abordar aspectos específicos como modelos de gestão, atenção e governança do SUS, o curso abordará, em ambiente virtual de aprendizado, aspectos teóricos relacionados à Gestão Municipal do SUS.

Curso: Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS

Modalidade: Ensino à distância, com tutoria, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do CONASEMS.

Carga horária: 180 horas (em 9 meses de aula, e 1 mês para desenvolvimento do Projeto Integrador: intervenções no município.

Vagas e Público-alvo: 20.000 vagas destinadas a técnicos e gestores das Secretarias Municipais de Saúde; técnicos e administradores municipais; membros do Ministério Público; membros da Rede de Governança do TCU.

Pré-requisito: Diploma de nível técnico ou de Graduação.

Matrículas: abertas até 25/06, no link matriculas.conasems.org.br/gestaosus

Objetivo Geral:

Ampliar os conhecimentos dos Gestores Municipais de Saúde para atuarem na gestão de excelência, assegurando o desenvolvimento de estratégias e habilidades técnicas para a qualidade do planejamento e da gestão municipal do SUS visando a melhoria dos resultados municipais.

Objetivos específicos:

• Conhecer e compreender a importância do “Ser Gestor (a) do SUS;

• Conhecer e compreender os 4 (quatros) eixos estratégicos de atuação do Gestor(a);

• Conhecer e desenvolver o mapa estratégico da gestão da saúde municipal;

• Desenvolver competências éticas, políticas, técnicas e administrativas para superar os desafios do gestor municipal do SUS;

• Ampliar o conhecimento técnico-científico para atuar com eficiência e eficácia na Gestão Municipal do SUS;

• Aprimorar técnicas e procedimentos necessários para o desenvolvimento dos mode[1]los de gestão e de atenção à saúde no município;

• Compreender o processo de trabalho do gestor municipal de saúde, na perspectiva de contribuir para o fortalecimento de um planejamento de gestão local e regionalizado;

• Desenvolver habilidades de sistematizar conhecimentos teóricos e práticos para a interação social e política, de forma efetiva e ressignificando a prática profissional do Gestor Municipal de Saúde.