Abaetetuba (PA) qualifica agentes de saúde com ajuda da tecnologia
Mais de 440 profissionais foram capacitados
Por Mais CONASEMS
24/10/2023 12h00
Você já ouviu falar em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)? Em Abaetetuba, no Pará, elas estão sendo utilizadas no projeto "Salas de Situação Colaborativas: Inclusão e Educação Digital dos ACS" para melhorar as ações da Atenção Primária à Saúde (APS) nos territórios e qualificar profissionais da saúde.
O projeto implementou a criação, a análise e a sistematização dos perfis dos Agentes Comunitários de Saúde em formulários eletrônicos. Além disso, os planos de trabalho também foram digitalizados para melhorar a interação entre as equipes. 70% do território, até então descobertos pela APS, foram atingidos por meio dos 443 ACS’s formados pelas Salas de Situação Colaborativas.
O projeto do município paraense foi reconhecido na mostra “Brasil aqui tem SUS”, durante o último Congresso Nacional do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Como prêmio da mostra, o canal Mais CONASEMS foi até o Pará fazer o registro da iniciativa e, em breve, ela fará parte de um webdocumentário sobre casos de sucesso na saúde pública. Saiba mais sobre essa e outras histórias na nova temporada de webdocs “Brasil aqui tem SUS”, disponível em breve no nosso canal. Não perca!