Osório (RS) oferece educação inclusiva e bem-estar para alunos da rede pública
Parceria entre Secretarias de Saúde e Educação já viabilizou mais de 5,5 mil consultas
Por
26/10/2023 12h00
Em Osório, no Rio Grande do Sul, as Secretarias de Saúde e Educação uniram-se para atender aos alunos do município de forma mais humanizada. Juntas, criaram o Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educando, um espaço destinado ao Atendimento Educacional Especializado. A equipe de filmagem do Mais CONASEMS passou por lá para mostrar detalhes deste projeto que fará parte de um webdocumentário da nova temporada de Brasil, aqui tem SUS. Promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Mostra reconhece experiências de sucesso na saúde pública como a de Osório e premia todas com o registro audiovisual em formato de webdoc.
O CAISE foi criado em abril de 2022, após o município ter identificado aumento significativo de novos casos de educandos com transtornos do desenvolvimento depois da pandemia de covid-19. Em abril deste ano, o Centro já havia realizado mais de 5,5 mil consultas. O serviço é direcionado a crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem, psicológicas, sociais e associadas ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), deficiência intelectual, altas habilidades ou superdotação, além de outros transtornos de desenvolvimento.
A nova temporada de webdocs da Mostra “Brasil, aqui tem SUS” será lançado no nosso canal em breve. Fique por dentro, acompanhe as notícias do Portal Educacional do CONASEMS.