Comunidades rurais de Macapá (AP) contam com "Ponte entre rios, florestas e equidade em saúde mental"
Rede de Atenção Psicossocial chega a população ribeirinha e quilombola
Por Mais CONASEMS
06/11/2023 12h00
O canal Mais Conasems foi até o Amapá para conhecer o Saúde Mental Itinerante. Lançado em agosto de 2022, o projeto tem como público alvo prioritário a população agricultora, ribeirinha, quilombola e extrativista de áreas rurais de Macapá com necessidade de acompanhamento psicológico, uma demanda que aumentou significativamente depois da pandemia de covid-19. A iniciativa foi reconhecida como inovadora na Mostra Brasil, aqui tem SUS e, por isso, sua história será contada em um webdocumentário, a ser lançado nos próximos dias nos canais oficiais do CONASEMS.
Com o objetivo de garantir acesso e cuidado em oito distritos da zona rural, o projeto “Ponte entre rios, florestas e equidade em saúde mental” fortalece iniciativas comunitárias de promoção da saúde mental e viabiliza o acesso à Rede de Atenção Psicossocial. As ações itinerantes realizadas incluem atendimentos individuais e/ou grupais, visitas domiciliares, rodas de conversa e orientação familiar, realizados por psicólogos. Mesmo enfrentando desafios geográficos, por conta dos acessos - hora via terrestre, hora via fluvial - o projeto se adaptou às peculiaridades da região.
Desde o início do projeto, mais de 180 atendimentos em diversos distritos foram realizados, abrangendo uma variedade de demandas de saúde mental. O projeto tem recebido grande apoio das comunidades locais, segundo os profissionais de saúde que participam da iniciativa, funcionando como uma ponte essencial entre as partes envolvidas. Para assistir a esse webdocumentário, fique de olho no canal oficial do youtube do CONASEMS. Toda semana é lançado um novo episódio em youtube.com/canalconasems, na terça-feira, às 18h. Não perca!