Xapuri amplia atendimento a pacientes com transtornos mentais

Projeto pioneiro busca expandir serviços para atender toda demanda do município acreano

Por

06/11/2023 12h00

Com uma população de 19 mil habitantes, o município de Xapuri, no Acre, carece de um Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Por isso, foi criada uma equipe municipal de referência em saúde mental para atender e cuidar de pessoas com transtornos mentais, incluindo ansiedade, oscilações de humor e dependência química. A iniciativa fez com que Xapuri fosse finalista da Mostra Brasil, aqui tem SUS e, como prêmio, uma equipe do canal Mais Conasems esteve no município registrando imagens para um webdocumentário a ser lançado em breve.

A equipe do projeto conta com profissionais qualificados e parcerias. Estudantes de Medicina da Universidade Federal do Acre, por exemplo, participam das visitas domiciliares e dos grupos terapêuticos. O projeto oferece tratamento com medicamentos, atividades terapêuticas, atendimentos a pacientes em crises psiquiátricas e suporte técnico às equipes de saúde da família, escolas e redes de assistência social

A iniciativa já cadastrou 70% dos pacientes com transtornos mentais de Xapuri e busca expandir seus serviços até atingir os 100%. Mesmo sem um CAPS, a cidade está estabelecendo uma rede de qualidade na área da saúde mental, melhorando o dia a dia dos pacientes e da população em geral.

Este webdoc faz parte da nova temporada do Brasil, aqui tem SUS, que já está disponível em youtube.com/canalconasems e tem novidades toda terça-feira, às 18h. Confira!

Palavras-chave