1ª Mostra Saúde com Agente premia projetos que fortalecem o SUS

Experiências de integração entre ACE e ACS são reconhecidas pelo CONASEMS

Por

13/12/2023 12h00

Além de capacitar mais de 176 mil ACS e ACE em todo país, o programa Saúde com Agente alcançou outro marco original: premiou ações integradas de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias formados nos 2 cursos técnicos hoje (13). O reconhecimento foi feito durante a 1ª Mostra do Programa e contou com a participação do presidente do CONASEMS, Hisham Hamida, representantes do Ministério da Saúde e de outras entidades do setor.

Os projetos vencedores representam cada uma das 5 regiões do país: no Centro-Oeste, os municípios de destaque foram Paranaíta (MT) e Sidrolândia (MS); no Sul, São Ludgero (SC) e Pejuçara (RS); no Sudeste, Barra Mansa (RJ) e Cipotânea (MG); no Nordeste, Bonito de Santa Fé (PB) e Major Sales (RN); e, no Norte, Portel (PA) e Alto Alegre (RR). “São atividades complementares que, agora, ao final do curso e com a apresentação da Mostra, foi possível enxergar a importância de termos feito todo esse processo”, destacou o presidente do CONASEMS, durante o evento.

Hisham Hamida também destacou a necessidade de ações como essa para o fortalecimento do SUS: “nós não somos concorrentes, somos sócios de um Sistema Único de Saúde, onde cada um possui um papel e uma responsabilidade. O nosso SUS tem sido exemplo para o mundo e precisamos trabalhar para que ele nunca deixe de ser essa referência.”

A 1ª Mostra Saúde com Agente foi realizada nessa terça (12) e nesta quarta-feira (13), em Brasília, com o tema “Experiências de integração entre ACE e ACS nos territórios” Para participar da seleção, era indispensável que cada projeto tivesse pelo menos dois estudantes diplomados dos cursos técnicos do Saúde com Agente como autores. Confira mais detalhes sobre as experiências vencedoras em mostras.conasems.org.br

Palavras-chave