TV

Brasil, aqui tem SUS: episódio sobre Centro de Convivência de Carmo (RJ) estreia hoje

Websérie lança documentário sobre experiências bem sucedidas do SUS toda terça, às 18h, nos canais do CONASEMS

Por Mais CONASEMS

02/04/2024 12h00min

O 19º episódio de Brasil, aqui tem SUS, que vai ao ar nesta terça, 2, às 18h, em todos os canais do CONASEMS, é sobre um dos projetos pioneiros no contexto da Reforma Psiquiátrica no Brasil: o Centro de Convivência Paula Cerqueira, no município de Carmo, no Rio de Janeiro. Inaugurado em dezembro de 2004, o espaço é um marco na promoção da saúde mental e no cuidado integral da população local. O projeto foi reconhecido como uma experiência de sucesso na saúde pública durante a última Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada em julho de 2023.

Semanalmente, a instituição atende cerca de 100 pessoas do município, sendo a maioria pacientes da saúde mental. A unidade não tem fila de espera, o que significa um acesso facilitado da população a saúde e bem-estar. Além disso, promove ações intersetoriais e parcerias na realização de eventos culturais, de saúde, lazer, educação e assistência social. Essas ações transcendem o modelo tradicional de cuidado em saúde, focando no bem-estar integral da comunidade. A iniciativa fortalece o cuidado no território e serve como modelo para outros municípios interessados em adotar formas alternativas e abrangentes de promoção da saúde em suas comunidades. Confira o teaser abaixo.

O webdocumentário sobre o Centro de Convivência de Carmo faz parte da 6ª temporada de webdocs de Brasil, aqui tem SUS e ficará disponível em nosso Portal na Aba Mais CONASEMS Play. Toda terça-feira, às 18h, vai ao ar um novo episódio da Mostra! Inscreva-se em youtube.com/canalconasems e fique por dentro dos novos webdocumentários de Brasil, aqui tem SUS. 

Palavras-chave

4_sus

5_conasems