cursos

Coqueluche: maioria dos pacientes têm menos de 1 ano e vivem onde não há cobertura vacinal satisfatória.

Projeto Imunize atualiza profissionais e estudantes de saúde do Brasil sobre doenças imunopreveníveis como a Coqueluche

Por Mais CONASEMS

16/04/2024 03h00min

Causada pela bactéria Bordetella Pertussis, a Coqueluche é uma doença infecciosa aguda e transmissível que compromete o aparelho respiratório. Pessoas de todas as idades podem contrair a doença, mas a maioria dos pacientes são crianças menores de um ano. 90% dos casos ocorrem onde não há cobertura vacinal satisfatória. O médico da família e da comunidade, Carlos Sampaio, participa da teleaula do Projeto Imunize sobre Coqueluche e destaca: “além da vacina, vigiar a comunidade é a grande estratégia de combate à doença”. Veja mais no vídeo abaixo.

Além da Coqueluche, as outras trilhas que integram o projeto do CONASEMS e também estão disponíveis no AVA são: Caxumba, Covid-19, Difteria, Febre Amarela, Influenza, Hepatite A, Hepatite B, Haemophilus Influenzae B, HPV, Meningite, Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC), Poliomielite, Raiva Humana, Rotavírus, Rubéola, Sarampo, Tétano, Tuberculose, Varicela e Botulismo. Cada curso tem duração de 40 horas e dá certificado para quem atingir 40% de acesso e 60% de aproveitamento na trilha. Além disso, a conclusão de 5 trilhas resultará em uma certificação de aperfeiçoamento em doenças imunopreveníveis a mais.

Se você é estudante ou profissional de saúde, junte-se aos mais de 69 mil inscritos no Projeto Imunize. Sua participação na luta contra as doenças imunupreveníveis contribui para um Brasil mais saudável, por meio da vacinação.

Palavras-chave

7_vacinacao

4_sus

5_conasems