TV

Estação SUS: 38º episódio vai ao ar nesta quarta (20), às 15h30, nos canais do CONASEMS

Sala de Situação Nacional de Mudanças Climáticas é o tema do videocast com Alessandro Chagas e Edenildo Barreira

Por Mais CONASEMS

26/11/2024 19h38min

As mudanças climáticas têm alterado a frequência e a intensidade das tragédias naturais ao longo dos anos, provocando situações de emergência como as trágicas enchentes no Rio Grande do Sul e a grave estiagem na Região Norte em 2024. Esses eventos não afetam apenas as populações diretamente atingidas, mas também causam impacto na saúde mental dos profissionais de saúde, que frequentemente enfrentam dificuldades para apoiar as vítimas em momentos críticos. É possível, então, prevenir ou minimizar esses impactos em situações de emergência?

A resposta está neste episódio do Estação SUS, com Alessandro Chagas, assessor técnico do Conasems, e Edenildo Barreira, diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do Ministério da Saúde. Juntos, eles discutem sobre a Sala de Situação Nacional de Mudanças Climáticas e outras estratégias para enfrentar desatres ambientais.

No videocast, Edenildo Barreira ressalta as diferentes realidades regionais em todo país, comparando as tradicionais secas no Nordeste e a recente estiagem no Norte. Barreira explica que, no Nordeste, a população está historicamente mais adaptada à seca, sem enfrentar grandes problemas de mobilidade. Já no Norte, a situação é mais desafiadora devido ao isolamento de comunidades, “porque os rios funcionam como estradas e meios de deslocamento. Quando eles secam, as pessoas não conseguem se locomover, não conseguimos levar medicamentos, água ou suprimentos, a não ser por via aérea”, explica o diretor do DEMSP.

Uma alternativa para lidar com essas situações é a realização de simulados, especialmente em 2025 que será o primeiro ano do exercício de mandato pós eleições municipais: “pelo acompanhamento que o CONASEMS faz, a gente terá, normalmente, 60 a 70% de mudança nas secretarias municipais de saúde. Então, é importante realizar simulados no ano que vem, priciplamente nos municípios porque, talvez, os novos gestores sejam pessoas que não vivenciaram as situações de 2024 que estamos analisando aqui, destaca o assessor técnico do CONASEMS.

Chagas e Barreiras também explicam a diferença entre o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) e a Sala Nacional de Emergências Climáticas: o COE foca em respostas rápidas e pontuais; já a Sala de Emergências Climáticas monitora as situações crônicas e seus desdobramentos.

O novo episódio do Estação SUS vai ao ar nesta quarta, 13, às 15h30, em Mais Conasems e no nosso canal no YouTube, acesse clicando aqui.

O Estação SUS é uma produção do CONASEMS para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.

Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.

Palavras-chave

490_estacao-sus