TV
Estação SUS: 44º episódio vai ao ar nesta quarta (08), às 15h30, nos canais do CONASEMS
Manejo Clínico das Arboviroses é o tema do videocast com Alessandro Chagas e André Ribas Freitas
Por Mais CONASEMS
08/01/2025 15h00min
O Estação SUS 44 é sobre Manejo Clínico das Arboviroses. Alessandro Chagas, assessor técnico do Conasems, Cleunici Godois, especialista em Gestão Clínica e André Ribas Freitas, professor de Epidemiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas/SP conversam sobre prevenção, tratamento e acompanhamento dessas doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos.
“Quando a gente fala em dengue, em arboviroses, há uma necessidade de a gente pensar na organização dos serviços oferecidos, especialmente pela Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do SUS. Para que a população tenha um atendimento qualificado, é indispensável pensar no acolhimento e em uma classificação de risco adequada do paciente”, explica Cleunici Godois, no videocast.
“Durante uma epidemia, há um grande número de pacientes que procuram uma Unidade Básica de Saúde e não é correto atender pela ordem de chegada. Ele precisa ser priozado de acordo com essa classificação, reduzindo a espera por atendimento e o risco de morte”, complementa André Ribas.
Alessandro Chagas ressalta que a gestão da saúde pública é tripartite, exigindo atenção dos três entes federados em relação ao manejo das arboviroses: “todos temos responsabilidades, não só os municípios. Os estados têm que estar juntos, organizando essas referências, e a União também, fazendo mais treinamentos.”
O novo episódio do Estação SUS vai ao ar nesta quarta, 08, às 15h30, em mais.conasems.org.br e em youtube.com/canalconasems.
O Estação SUS é uma produção do CONASEMS para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.