Varicela apresenta redução significativa de casos nos países com vacinação de rotina
Atualize seus conhecimentos sobre a Catapora com o Projeto Imunize
Por Mais CONASEMS
06/01/2025 15h00min
Conhecida como Catapora, a Varicela é uma doença infecciosa muito comum, com uma incidência anual estimada em 140 milhões de casos em todo mundo. No Brasil, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação registrou mais de quatro mil casos até agosto de 2023. Por outro lado, ela é uma doença evitável e apresenta grande redução de sua incidência e mortalidade nos países em que a vacinação de rotina foi adotada. Seus principais sintomas são febre baixa, cefaleia, anorexia, vômitos e pequenas erupções na pele. Geralmente, o quadro infeccioso dura 7 dias e o paciente costuma ficar completamente curado.
Por se tratar de uma doença imunoprevenível, a Varicela é uma das 21 trilhas da ação educativa Imunize, projeto que busca atualizar profissionais de saúde e estudantes no manejo desse tipo de doença. Na teleaula sobre Catapora, por exemplo, o médico da família, Lucas Neviton Rodrigues, ressalta: “as crianças são as mais afetadas com o vírus Varicela-Zoster, principalmente entre os 12 meses aos 10 anos de vida. Só que a doença em pessoas adultas pode gerar mais complicações”. No trecho abaixo, selecionado da trilha já disponível no AVA, Neviton detalha o calendário da vacina, a ferramenta mais eficaz na prevenção à Varicela, e reforça a recomendação do Ministério da Saúde sobre a imunização de rotina em determinadas situações de risco. Confira!
Todas as trilhas do Imunize têm duração de 40 horas aula, são gratuitas, totalmente virtuais e dão certificado para quem atingir 40% de acesso e 60% de aproveitamento do curso. Vale lembrar também de que a conclusão de 5 trilhas resultará em uma certificação de aperfeiçoamento em doenças imunopreveníveis a mais. Além da Varicela, as outras trilhas que integram o projeto do CONASEMS e também estão disponíveis no AVA são: Caxumba, Covid-19, Coqueluche, Difteria, Febre Amarela, Haemophilus Influenzae B, Hepatite A, Hepatite B, HPV, Influenza, Meningite, Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC), Poliomielite, Raiva Humana, Rotavírus, Rubéola, Sarampo, Tétano, Tuberculose e Botulismo.
O Projeto Imunize chegou para atualizar os profissionais de saúde sobre as 21 doenças imunopreveníveis no Brasil, devido à queda na taxa de cobertura vacinal. Se você é profissional de saúde ou estudante da área, inscreva-se já aqui mesmo na aba Cursos do nosso Portal.