cursos
A importância da vacina na prevenção à Raiva Humana
Zoonose de letalidade máxima é uma das 21 trilhas do Imunize
Por Mais Conasems
20/01/2025 08h34
A Raiva Humana é uma doença de letalidade máxima e, por isso, é considerada como um grave problema de Saúde Pública. Seus principais sintomas são ansiedade e hiperexcitabilidade, delírios, espasmos musculares involuntários generalizados e convulsões. O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de coma, insuficiência respiratória e morte, o que ocorre, geralmente, em 5 a 7 dias. Até 2006, foram registrados apenas 6 casos de cura entre humanos no mundo, sendo 5 os que receberam o tratamento vacinal pré e pós-exposição, e um sem registro formal desses cuidados.
Sem tratamento específico, a Raiva requer rápida abordagem com base na prevenção, em que a vacinação pré ou pós-exposição constitui medida que permite evitar a evolução para a morte. Nesse sentido, a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco são medidas eficientes de prevenção.
Quer saber mais sobre esta doença? Inscreva-se já no Projeto Imunize, disponível no AVA. Além da Raiva Humana, o Imunize oferece atualização em outras 20 doenças imunopreveníveis: Caxumba, Covid-19, Coqueluche, Difteria, Febre Amarela, Haemophilus Influenzae B, Hepatite A, Hepatite B, Varicela, Influenza, Meningite, Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC), Poliomielite, Tétano, Rotavírus, Rubéola, Sarampo, HPV, Tuberculose e Botulismo. As aulas são gratuitas e online. Acesse a aba Cursos de nosso Portal e saiba mais.
Palavras-chave
55_raiva
223_trilha
672_imuniza