TV

Minuto Conasems: Rede Alyne deve ser contruída

Iniciativa visa reduzir Mortalidade Materna no Brasil

Por Mais Conasems

26/02/2025 08h14

A mortalidade de mulheres durante a gestação é um problema global de saúde pública, que reflete a qualidade da assistência e o acesso aos serviços de saúde. Para reduzir mortes de mães e bebês, além de aprimorar o cuidado com gestantes, puérperas e recém-nascidos, a Rede Cegonha foi ampliada e passou a se chamar Rede Alyne, a partir da Portaria GM/MS 5.350 de 2024.

Neste episódio do Minuto Conasems, Rodrigo Lacerda, assessor técnico do Conasems, chama atenção de secretárias(os) municipais de saúde para a implementação da Rede Materna Infantil: “é essencial que todos os gestores participem ativamente, de forma eficaz na gestão da Atenção Primária à Saúde de cada município, para a melhoria dos indicadores de mortalidade e morbidade materno-infantil. Por isso, vamos garantir um cuidado eficiente e oportuno para todas as gestantes do país, fortalecendo a APS, oferecendo um pré-natal de qualidade e acesso estratégico à rede de atenção especializada, conforme as necessidades de cada gestante e a relaidade do território”, ressalta Rodrigo.

Gestor(a), conheça a Rede Alyne e participe de forma efetiva na construção desse processo de organização!

Neste formato do Minuto Conasems, os assessores técnicos do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde levam informações cruciais de forma rápida a gestores, profissionais e trabalhadores da saúde para fortalecer o SUS nos municípios. Confira todos os vídeos da série em nossa aba Mais Consasems Play e em http://youtube.com/canalCONASEMS.

Palavras-chave

361_maternidade

802_minuto-conasems