TV
Estação SUS: 56º episódio vai ao ar nesta quarta (2), às 15h30, nos canais do CONASEMS
Instrumentos de Gestão do SUS é o tema do videocast com Viviane Betanin, Marcos Franco e Eduardo Gonçalves
Por Mais Conasems
01/04/2025 06h57
No último episódio, você aprendeu sobre o planejamento do SUS, com foco no papel do gestor. Já nesta edição sobre “Instrumentos de Gestão do SUS”, o debate é sobre planos, relatórios e programação da saúde para atender às necessidades da população. Participam do videocast Viviane Betanin, coordenadora nacional da Rede Conasems-Cosems, Marcos Franco, consultor técnico do Conasems, e Eduardo Gonçalves, consultor da Beneficência Portuguesa de SP/Rede Conasems-Cosems.
Inicialmente, Eduardo explica que o Plano Municipal de Saúde é o principal instrumento do processo de planejamento de cada localidade. Outros três intrumentos também são indispensáveis: o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA); a Programação Anual de Saúde (PAS); e o Relatório Anual de Gestão (RAG). “Qualquer cidadão, em qualquer município pode ter acesso à totalidade e integralidade desses instrumentos, como o Plano Municipal de Saúde, por meio do DigiSUS - o sistema de informação que permite aos gestores de saúde registrar e consultar dados sobre o planejamento do Sistema Único de Saúde, complementa Eduardo no videocast.
Segundo Marcos Franco, os gestores precisam estar atento ao fato de que a preparação desses instrumentos não é o mero cumprimento de uma obrigação: “o mais importante é entender que, muitas vezes, o próprio SUS e o Estado enfrentam dificuldades na dotação orçamentária da área da saúde porque nossos instrumentos de gestão não são qualificados, mas são apenas burocráticos; logo, estão desvinculados do processo de planejamento do Estado”, ressalta.
Já Viviane Betanin reforça os benefícios de um planejamento bem aplicado: “se todos os instrumentos forem utilizados corretamente e o planejamento for desenvolvido conforme discutimos aqui - com o papel do gestor bem definido, sua responsabilidade e protagonismo, e esse protagonismo for exercido coletivamente - dificilmente, a gestão deixará de atender às proposições políticas do governo e às necessidades da população.”
O novo episódio do Estação SUS vai ao ar nesta quarta, 2, às 15h30, em mais.conasems.org.br e em http://youtube.com/canalCONASEMS.
O Estação SUS é uma produção do CONASEMS para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.
Palavras-chave
490_estacao-sus
9_gestao