TV

Estação SUS: 58º episódio vai ao ar nesta quarta (16), às 15h30, nos canais do CONASEMS

Desinstitucionalização em Saúde Mental é o tema do videocast com Flávio Álvares e Filipe Braga

Por Mais Conasems

15/04/2025 05h32

Como cuidar de pessoas com transtornos mentais e em sofrimento psiquíco fora de espaços de internação? Este é o tema do Estação SUS desta semana. No videocast, Flávio Álvares, assessor técnico do Conasems, e Filipe Willadino Braga, psicólogo do CAPS no DF e apoiador institucional do Ministério da Saúde, conversam sobre “Desinstitucionalização em Saúde Mental”.

O programa começa analisando os movimentos internacionais e nacionais que culminaram na Reforma Psiquiátrica no Brasil em 2001. Entre as exigências da Reforma está o fechamento das instituições de internação compulsória. Foi preciso criar, então, uma rede integrada de cuidados para pessoas em sofrimento mental, especialmente para aquelas que estavam internadas em manicômios.

Outra preocupação da Reforma em debate neste Estação SUS é o tratamento de pacientes em crise na Atenção Básica: “se a gente não tem serviço que atenda a pessoas em crise por sofrimento mental como o CAPS do tipo III, os leitos em hospital geral, e as equipes volantes, essas crises vão ficando mais complexas, exigindo a institucionalização. E à medida que essa pessoa mora por mais tempo no hospital, ela vai perdendo funções importantes, como a noção de autocuidado e de convivência social”, alerta Filipe.

De acordo com Flávio, a Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS) também precisa estar preparada para amparar quem está deixando a internação compulsória: “não necessariamente, a pessoa que sai dos muros do manicômio está desinstitucionalizada. Muitas vezes, ela continua se sentindo institucionalizada e está estigmatizada, mesmo dentro de um serviço terapêutico”, ressalta.

O programa também explica como funcionam os Serviços Residenciais Terapêuticos do SUS, que oferecem moradia e convivência social. Destaca ainda o trabaqlho dos Centros de Convivência, espaços onde são promovidas práticas de autonomia, cultura, lazer, esporte e arte como formas remissão e estabilização de pessoas em sofrimento psiquíco. Confira o novo episódio do Estação SUS sobre Desinstitucionalização em Saúde Mental nesta quarta, 9, às 15h30, em todos os canais do CONASEMS.

O Estação SUS é uma produção do CONASEMS para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.

Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.

Palavras-chave

490_estacao-sus

108_saude-mental