TV
Conasems lança websérie sobre o Projeto Saúde Redes
Primeiro episódio mostra como integração aprimora serviços do SUS nas regiões de saúde que já adota o projeto
Por Mais Conasems
07/07/2025 07h00
O primeiro episódio da websérie Saúde Redes já está disponível nos canais do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e aborda a fragmentação, que é um dos principais desafios no SUS. Além de gerar a duplicação de processos, a fragmentação dificulta a identificação de doenças. Neste programa, gestores e equipes aprendem a lidar com essa situação e a superá-la.
Desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - Proadi-SUS - e executado pelos Hospitais Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Sírio-Libanês (HSL), Saúde Redes é uma iniciativa do CONASEMS e do Ministério da Saúde que oferece apoio técnico e metodológico a gestores e equipes técnicas das regiões de saúde participantes. O projeto também qualifica ações de gestão do cuidado com foco no fortalecimento e consolidação do processo de regionalização.
Iniciado em 2018, Saúde Redes já está implementado nas seguintes regiões de saúde: Acre, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraíba. Nos 4 estados, o projeto contribuiu para o alcance dos indicadores de saúde, como mostra o teaser abaixo. A expectativa é que o projeto abarque mais vinte estados brasileiros até o final de 2026.
Baseado em uma metodologia de ciclos progressivos e contínuos, o Saúde Redes se estrutura em três pilares: conhecer, priorizar e implementar. Ao final do ciclo, são realizadas oficinas presenciais e virtuais, com atividades práticas conduzidas por consultores técnico-pedagógicos e assessores especialistas., como mostra o teaser abaixo.
Para garantir que essas estratégias de integração sejam disseminadas em todos os municípios do país, o Conasems, por meio de seu canal de TV, produziu uma webserie mostrando como o Saúde Redes funciona na prática. Quer saber mais? Assista a websérie em Mais Conasems Play e CONASEMS .