TV
Brasil, aqui tem SUS: 8º episódio da 7ª temporada vai ao ar nesta terça, 15
Linha-fina: Webdoc mostra como intersetorialidade fortaleceu Papanicolau em Queimadas (PB)
Por Mais Conasems
15/07/2025 12h56
O exame citopatológico é fundamental para a saúde da mulher. Também conhecido como Papanicolau, ele possibilita a detecção precoce de alterações do colo do útero, como indicadores do câncer e infecções sexualmente transmissíveis. Para alcançar os índices do Previne Brasil para este exame em Queimadas, na Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um projeto em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e da Educação. Por meio da iniciativa Impactos da Intersetorialidade na Cobertura de Citopatológico no Previne Brasil em Queimadas-PB, o município reverteu a baixa cobertura do exame e foi reconhecido como um caso de sucesso na saúde pública durante a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. Como premiação, a experiência será retratada no webdoc que vai ao ar nesta terça, às 18h, em todos os canais do CONASEMS.
Para ampliar a realização do exame em Queimadas, a intersetorialidade foi fundamental, garantindo, inclusive, a formação da equipe multidisciplinar: “pela Secretaria de Desenvolvimento Social, conseguimos captar as mulheres em situação de vulnerabilidade social; já na da Educação, nós atingimos o programa de ensino de jovens e adultos”, explica Emanuely Albuquerque, enfermeira e autora do projeto. A partir dessa integração, segundo Emanuely, também foi possível estabelecer uma rotina de ações, visando a conscientização das mulheres sobre a importância do Papanicolau.
Outro fator, foi o olhar de cuidado com a mulher: “É um exame invasivo, é o nosso corpo. Não é fácil pra gente fazer um exame desse”, relata Cíntia Barbosa, habitante de Queimadas. Cientes deste olhar das pacientes, os enfermeiros e agentes de saúde realizavam a busca ativa de mulheres que estavam com exames atrasados, permitiam a escolha do médico por elas, priorizando sempre o conforto e a segurança da mulher.
Os números comprovam o sucesso da iniciativa: em 2022, o município estava abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (e do Programa Previne Brasil), com apenas 31% de cobertura. Ao final de 2023, houve um aumento para 50%. Veja mais neste webdoc da 7ª temporada, que vai ao ar nesta terça (15), às 18h, em todos os canais do CONASEMS. Ao todo, 23 iniciativas bem sucedidas no SUS integram esta temporada da Mostra Brasil, aqui tem SUS. Confira um novo webdoc toda terça-feira, às 18h, em CONASEMS ou em nossa programação ao vivo. Não perca!
Palavras-chave
Exame