TV

Estação SUS: 71º episódio vai ao ar nesta quarta (16), às 15h30, nos canais do CONASEMS

Desafios da Residência Médica no Brasil é o tema do videocast com Cristina Sette e Rodrigo Cariri

Por Mais Conasems

16/07/2025 02h00

A Residência Médica é um ensino de pós-graduação voltado à especialização para médicos, com treinamentos práticos. Entenda como ela funciona na prática no Estação SUS desta semana sobre os Desafios da Residência Médica no Brasil. Neste episódio, Cristina Sette, consultora técnica do Conasems, recebe Rodrigo Cariri, secretário-executivo da Comissão Nacional de Residência Médica, para debater o assunto.

Inicialmente, Cariri faz uma análise sobre a importância da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) na formação dos profissionais da área da saúde: “a Comissão define quais são as especialidades e cuida da maneira em como se dá a formação desses especialistas”. Segundo Cariri, a CNRM é o parâmetro decisor que destingue os profissionais especializados. O secretário-executivo também ressalta que, a Comissão é composta por 16 representações, sendo elas: CONASEMS, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, CONASS, Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e as Sociedades Brasileiras de Clínica, Pediatria, Família e Comunidade, Pneumologia, Medicina Tropical, do Trabalho, do Tráfego, Nuclear, Radiologia e Radioterapia. “Esses 16 membros decidem os rumos da residência no Brasil”, ressalta Cariri.

No videocast, também é discutido o Decreto nº 11.999/2024, que altera a composição e as funções da Comissão Nacional de Residência Médica e suas instâncias auxiliares, incluindo as Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREM). Publicado em abril de 2024, ele estabelece novas regras para a regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os oferecem.

Cristina questiona a importância de programas municipais: “são 5571 municípios que estão dispersos nesse território, e isso deve trazer muitos desafios”. O secretário-executivo recomhece, mas destaca: “A gente tem programas significativos. Ainda tem muito que crescer, mas a gente teve um aumento muito importante de residências municipais”.

Ao fim do debate, Cariri reforça a importância do episódio: “é importante falar para secretários de saúde que eles podem ter programas de residência, financiamento federal, e auxílio do Ministério da Saúde”.

Confira o novo episódio do Estação SUS sobre o “Desafios da Residência Médica no Brasil” nesta quarta, 16, às 15h30, em todos os canais do CONASEMS. O Estação SUS é uma produção do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para informar e esclarecer dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no SUS. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.

Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.

Palavras-chave

Médico

Município