TV
2ª temporada de Webdocs ImunizaSUS estreia nesta terça, 11, às 18h, nos canais do CONASEMS
5 Experiências finalistas da I Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS fazem parte desta temporada
Por Mais CONASEMS
10/11/2025 05h29
Em Chapecó, município a cerca de 500 km da capital de Santa Catarina, a cobertura vacinal despencou durante a pandemia de covid-19. Para aumentar os índices de imunização da população, especialmente entre os habitantes com dificuldades de acesso a unidades de saúde no horário padrão, foi criado o projeto Vacimóvel e Corujão de Vacinação: Ferramentas para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Chapecó - SC. A iniciativa foi finalista da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS e, como premiação, ganhou o webdoc da segunda temporada da Websérie ImunizaSUS, que vai ao ar nesta terça-feria, às 18h.
O webdoc mostra o desenvolvimento das iniciativas no município. O Vacimóvel, por exemplo, é explicado pelo gerente de Vigilância em Saúde e co-autor do projeto, Rodrigo Momoli: “tinha um ônibus lá parado, praticamente sucateado. Decidimos mandar plotar, reformar, fazer revisão mecânica e colocá-lo na ativa. E deu muito certo”. Com a sala de vacina ambulante, a população pode ser atendida em lugares mais oportunos e acessíveis, além das unidades básicas.
A segunda iniciativa é o Corujão da Vacina, que tem esse nome justamente pelo horário estendido da vacinação: “tivemos mais de 300 doses por unidade de saúde sendo aplicadas em períodos noturnos”, relata a autora do projeto e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Cristina. De acordo com a coordenadora, ambas ações se firmaram no município devido também às estratégias de disseminação das iniciativas: “foi feito um trabalho pelos agentes comunitários de saúde. Elas passavam nas casas, informando os dias do vacimóvel, as localidades em que iria estar disponível, relembrando o Corujão”, destaca Lilian.
Os resultados foram exitosos, gerando coberturas vacinais de até 100% de acréscimo e adoção total da população. “Atualmente os projetos são utilizados para todas as vacinas, e qualquer cidadão - criança, adulto ou idoso - podem procurar essas duas estratégias, seja o Vacimóvel, ou o nosso Corujão”, afirma o secretário municipal de Saúde, João Lenz.
Acompanhe a série de webdocs ImunizaSUS toda terça-feira, às 18h, em http://youtube.com/canalconasems e em mais.conasems.org.br/tv. Ative as notificações e veja a estreia do episódio de Chapecó.
Palavras-chave
Atenção Especializada à Saúde
Saúde Bucal
Saúde Mental
Saúde Sem Fronteiras
Previne Brasil
Novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento da APS
Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
Rede Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
Centros de Atenção Psicossocial
atenção psicossocial
atenção psicossocial integrada
proteção de dados
Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde
Governança Eficaz
Ministério da Educação
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde
PET-Saúde
Rede de Atenção Psicissocial
e-SUS Atenção Primária à Saúde
Comissão Mista de Orçamento
estratificação de risco epidemiológico
Controle das Arboviroses
Rede Nacional de Dados em Saúde
Portal da Ontologia Brasileira de Medicamentos
Saúde Digital
Saúde Digital na Assistência Farmacêutica
Planejamento do SUS
Conselho Municipal de Saúde
Sala Nacional de Emergências Climáticas
Centro de Operações de Emergência em Saúde