Aumento de casos de meningite em Maceió (AL) gera preocupação para Saúde Pública

Projeto Imunize oferece trilha específica sobre o manejo da doença, mais comum durante o inverno

Por

13/09/2023 12h00

A Sociedade Alagoana de Infectologia divulgou hoje (13) um alerta sobre surto de doença meningocócica em Maceió (AL). Ao comparar os boletins epidemiológicos de 2023 e de 2022, a instituição observou quase o dobro de casos confirmados da doença até julho deste ano, em relação ao número total de casos de 2022.

Mais comum nos meses frios do inverno, a meningite é uma infecção bacteriana que causa inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a coluna espinhal. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe, como dores de cabeça e febre, podendo evoluir rapidamente para mal-estar, vômitos, dificuldade para encostar o queixo no peito, fortes dores no pescoço e até rigidez na região da nuca. É importante destacar que todos os casos de meningite bacteriana requerem tratamento hospitalar, mesmo os que apresentam sintomas leves.

Diante desse cenário preocupante, é fundamental fortalecer a cultura de imunização no Brasil. Para isso, os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental no manejo clínico das doenças imunopreveníveis. E é nesse contexto que surge o "Projeto Imunize", realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), por meio do Mais CONASEMS.

O "Imunize" se propõe a promover a educação, conscientização e prevenção das doenças imunopreveníveis, elevando o Brasil como referência na área de imunização. Os profissionais de saúde do SUS e estudantes interessados em aprimorar seus conhecimentos podem se inscrever facilmente no curso através clicando aqui. O aprendizado é autoinstrucional e oferecido em formato à distância (EAD).

Se você é estudando ou profissional de saúde, junte-se aos mais de 13 mil inscritos no Projeto Imunize e faça o diferencial na luta contra doenças imunupreveníveis. Sua participação pode salvar vidas e contribuir para um Brasil mais saudável e preparado. Não deixe de se inscrever e participar ativamente dessa importante iniciativa.

Palavras-chave