TV

Brasil, aqui tem SUS: confira o 2º episódio da nova temporada nesta terça-feira, 23

Webdoc mostra como Anicuns (GO) reduz casos oncológicos por meio de capacitação profissional

Por Ascom CONASEMS

23/12/2025 03h00

No município rural de Anicuns, em Goiás, foi criado um projeto de capacitação profissional para fortalecer os serviços oncológicos e reduzir o tempo de diagnóstico do câncer. A iniciativa “Capacitação profissional da equipe: uma ferramenta inovadora para o diagnóstico precoce do câncer”, busca qualificar os profissionais da saúde para a identificação precoce da doença.

O projeto integra a nova temporada de webdocumentários Brasil, Aqui Tem SUS, que apresenta experiências exitosas premiadas na 20ª Mostra Brasil, Aqui Tem SUS. Anicuns possui cerca de 22 mil habitantes e aproximadamente 1.417 propriedades rurais. Em 2021, após uma avaliação realizada junto aos profissionais da rede de saúde, identificou-se uma alta incidência de casos oncológicos no município, sendo que a maioria dos diagnósticos ocorria em estágios avançados da doença.

Diante desse cenário, o foco da capacitação foi direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por serem os profissionais que mantêm contato direto e frequente com a população por meio de visitas domiciliares. A enfermeira e autora do projeto, Luciana Jerônimo, destacou a importância do papel
desempenhado pelos ACS. Segundo ela, esses profissionais estão presentes desde a primeira queixa do paciente, podendo realizar uma avaliação inicial, registrar imagens das lesões e encaminhar as informações diretamente à equipe de saúde, contribuindo para o pré-diagnóstico.

Oziene Queiroz, coordenadora administrativa do Hospital Municipal e coautora do projeto, explicou o funcionamento do processo de avaliação dos pacientes. Inicialmente, é realizada uma teleconsulta. Após essa avaliação, o ACS ou a enfermeira da Unidade Básica de Saúde encaminha o caso ao oncologista. Quando necessário, o especialista solicita a consulta presencial em Goiânia, especialmente nos casos de nódulos ou manchas que
precisam ser examinados de forma mais detalhada. Oziene ressaltou que a pré-avaliação agiliza significativamente todo o processo. “Quando o
paciente já possui exames que confirmam o diagnóstico de câncer, o encaminhamento é feito por meio do sistema de regulação do SUS. A documentação é apresentada a Secretaria de Saúde municipal, onde a administração autoriza os exames e dá sequência ao encaminhamento para o oncologista, permitindo o início rápido do tratamento”, destacou.

Uma das pacientes atendidas pelo projeto, a professora Elizângela de Souza, relatou a agilidade no acompanhamento do seu caso. Segundo ela, após entrar em contato com a agente comunitária de saúde, foi rapidamente encaminhada para uma teleconsulta, que ocorreu em apenas três dias. A partir desse atendimento, a consulta presencial já foi agendada, dando continuidade ao tratamento de forma eficiente. Além do foco nos ACS, foram realizados diversos mutirões na região, possibilitando o diagnóstico de cerca de 100 casos de câncer ou de lesões iniciais de câncer de pele.

O webdoc sobre o projeto “Capacitação profissional da equipe: uma ferramenta inovadora para o diagnóstico precoce do câncer” faz parte da 8ª temporada e vai ao ar nesta terça (23), às 18h, em todos os canais do CONASEMS. Confira um novo webdoc toda terça-feira, às 18h, em http://youtube.com/canalCONASEMS ou em nossa programação ao vivo. Não perca!

Palavras-chave