TV
Retrospectiva: arboviroses está em destaque no Estação SUS
Edições sobre dengue, chikungunya e zica estão sendo reexibidas na TV do Conasems
Por Mais CONASEMS
31/12/2025 03h30
Você sabe qual é a diferença entre a dengue e a chikungunya? O Estação SUS 45 volta ao ar na Programação e explica. Neste videocast, o assessor técnico do Conasems, Alessandro Chagas, recebe André Ribas Freitas, professor de Epidemiologia da Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas – SP). Inicialmente as doenças são bem parecidas, mas elas se diferenciam bastante nas complicações, até porque são causadas por vírus de famílias distintas, explica o epidemiologista no videocast.
Embora alguns casos de dengue apresentem encefalite, por exemplo, isso é muito raro, ressalta André Ribas: “já na chikungunya, é mais frequente, como também a inflamação no coração. Outra questão é que as complicações de choque da dengue ocorrem até o décimo dia de sintoma, no máximo, enquanto estudos demonstram que o risco de morte em pacientes com chikungunya se mantém até três meses depois do início do quadro, ou seja, ela é uma doença mais arrastada em termos da sintomatologia”.
“Na ponta, na hora de quem atende, eu não vou ter diferenciação por isso que a proposta é tratar como arbovirose e cuidar das possíveis complicações”, alerta Alessandro Chagas, sobre o atendimento nas redes de saúde pública e na identificação das doenças. Confira a edição na íntegra abaixo e fique por dentro.
O episódio 45 do Estação SUS vai ao ar nesta quarta, 31, às 15h30, em mais.conasems.org.br/tv e já está disponível em nosso canal do YouTube. Veja na íntegra agora mesmo: https://youtu.be/9vcyowQtuIs?si=M2qqHMwkFVoUncvK.
O Estação SUS é uma produção do CONASEMS para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.