TV

Estação SUS sobre "Horário Protegido para Ações de Capacitação" será reexibido nesta quarta, 21, às 15h30, na TV

Videocast é com Cristiane Pantaleão, Ana Luísa Caldas e Hisham Hamida.

Por Mais CONASEMS

21/01/2026 03h00

O Estação SUS desta semana retoma o debate sobre o “Horário Protegido para Ações de Capacitação”. Exibido originalmente em novembro de 2025, o videocast trata da Portaria 8.284/2025 do Ministério da Saúde, que atualizou as diretrizes sobre formação e educação permanente em saúde na Atenção Primária. No programa, a diretora financeira do Conasems, Cristiane Pantaleão, recebe a secretária da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ana Luísa Caldas, e o presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Hamida.

A norma estabelece a educação permanente como parte integrante do processo de trabalho das equipes da APS, abrangendo temas como Estratégia Saúde da Família, Saúde Pública e Redes de Atenção à Saúde. Os profissionais poderão ser liberados até 16 horas mensais de sua carga horária para participar de atividades formativas, desde que não haja prejuízo no atendimento à população. Além disso, será obrigatório apresentar certificado ou declaração de conclusão ao final dos cursos.

De acordo com Ana Luiza, além de valorizar os trabalhadores do SUS, “a portaria reconhece a qualidade do cuidado como algo fundamental pra gente avançar na satisfação das pessoas que são atendidas e no cuidado ofertado”. Já Hisham reforça a autonomia dos territórios na organização do processo de trabalho: “A norma dá diretrizes para que a equipe entenda a importância da formação permanente e reconheça a autonomia que o território tem para se organizar, se aperfeiçoar, para ter indução de boas práticas e que isso resulte numa melhoria da assistência”, reforça.

A portaria também incentiva que as capacitações ocorram preferencialmente nas próprias unidades de saúde, promovendo discussões e aprimoramento das rotinas diárias. Quer saber como aproveitar bem o horário protegido? Inscreva-se já no Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária à Saúde. O prazo termina no dia 31. Clique aqui e saiba mais.

Confira também o episódio do Estação SUS sobre “Horário Protegido para Ações de Capacitação” em nosso canal do YouTube ou veja nesta quarta, 21, às 15h30, na aba TV do nosso portal.

O Estação SUS é uma produção do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para informar e esclarecer dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no SUS. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.

Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde, passa por aqui.

Palavras-chave